O que é trauma ortopédico? Definição, tratamento e prevenção

Trauma ortopédico refere-se a uma lesão grave do sistema esquelético ou muscular causada por uma força externa, como uma queda ou um acidente de carro. Embora esse tipo de lesão nem sempre seja fatal, pode mudar a vida, por isso é fundamental procurar atendimento médico imediatamente.

Isso não significa necessariamente uma viagem ao centro de atendimento de urgência mais próximo, esses ferimentos podem exigir a experiência única de um médico ortopedista em trauma.

Neste artigo, exploramos o que constitui trauma ortopédico, causas comuns e como cirurgiões ortopédicos tratam pacientes com lesões traumáticas.

Definição de Trauma Ortopédico

Trauma ortopédico é qualquer lesão grave nos ossos, articulações e/ou tecidos moles causada por uma fonte externa. Essas lesões geralmente são o resultado de um incidente repentino, como um acidente de carro ou uma queda, mas nem sempre. O trauma também pode ser causado pelo uso excessivo, por exemplo, correr longas distâncias é uma causa comum de fraturas por estresse tibial, pequenas rachaduras na parte inferior da perna.

A definição de trauma ortopédico é ampla porque engloba um espectro de lesões, desde simples fraturas na linha do cabelo até acidentes com risco de vida. Embora existam muitos tipos diferentes de lesões ortopédicas traumáticas, o objetivo dos cirurgiões que se especializam nesta área é o mesmo: restaurar a função da(s) parte(s) do corpo lesionada da forma mais rápida e eficaz possível.

Você sabia?  A palavra “trauma” vem da palavra grega para “ferida”.  Ele evoluiu ao longo dos anos para abranger feridas físicas e emocionais.

Causas comuns de trauma ortopédico

Na maioria das vezes, as lesões ortopédicas traumáticas são causadas por:

  • Queda
  • Estar envolvido em um acidente de carro ou motocicleta
  • Violência física
  • Lesões durante a prática de esportes (basquete e futebol têm o maior número de lesões ortopédicas)
  • Desastres naturais

Fatores que aumentam o risco de lesão ortopédica

Algumas pessoas têm maior probabilidade de sofrer lesões traumáticas do que outras. Um adulto mais velho com osteoporose, uma condição que reduz a densidade óssea, tem maior probabilidade de quebrar um osso ao cair em comparação com um adulto jovem saudável.

Você sabia?  Um osso quebrado causado por uma doença, como osteoporose, câncer ou osteogênese imperfeita, é chamado de fratura patológica.

Quando consultar um especialista em trauma ortopédico

Às vezes, o trauma ortopédico é imediatamente óbvio. Lesões com risco de vida, como ossos salientes, exigem uma viagem imediata ao pronto-socorro, onde um cirurgião ortopédico começará a trabalhar imediatamente.

Outras vezes, o trauma ortopédico não é uma ameaça à vida, mas ainda requer cuidados especializados. Algumas das lesões mais comuns que são tratadas de forma mais eficaz por um especialista em trauma ortopédico são:

  • Fraturas fechadas (osso quebrado que não rompe a pele)
  • Fraturas expostas (osso quebrado que rompe a pele)
  • Fraturas por estresse (pequena rachadura fina no osso causada por uso excessivo)
  • Luxação (uma articulação forçada para fora da posição)
  • Lesões por uso excessivo

Embora o seu médico de atenção primária ou clínica de atendimento de urgência local possam tratar alguns desses ferimentos, é uma boa ideia consultar um especialista. Os cirurgiões ortopédicos têm conhecimento avançado do sistema musculoesquelético, alguns se especializam ainda mais, concentrando-se em apenas uma área do corpo, como joelhos, mãos ou pés.

Felizmente, você não precisa se preocupar em ir ao médico errado. Seu médico de atenção primária ou de urgência irá encaminhá-lo a um ortopedista se necessário.

Tratamento: o que faz um cirurgião de trauma ortopédico?

Os cirurgiões de trauma ortopédico trabalham em hospitais e clínicas médicas particulares para diagnosticar, tratar e reabilitar lesões do sistema músculo-esquelético.

No pronto-socorro, um cirurgião de trauma geral é o principal responsável por ressuscitar e estabilizar um paciente com lesões que ameaçam a vida. Um cirurgião de trauma ortopédico estará de prontidão ou de plantão para lidar com o trauma nos ossos, articulações e tecidos moles (músculos, ligamentos e tendões).

Apesar de ter no título “cirurgião”, o cirurgião ortopédico só fará tratamentos cirúrgicos se necessário. Tratamentos não cirúrgicos, como fisioterapia, repouso e aparelhos / aparelhos de suporte, também podem ser eficazes para certas lesões traumáticas.

Prevenção de lesões ortopédicas traumáticas

Acidentes acontecem, mas existem algumas coisas simples que todos podem fazer para reduzir o risco de lesões traumáticas.

  • Sempre use o cinto de segurança ao dirigir
  • Sempre use um capacete ao andar de bicicleta, skate, patins, etc.
  • Use o equipamento de segurança adequado ao praticar esportes de contato
  • Alongue-se e faça um exercício de aquecimento antes de malhar ou praticar um esporte para evitar lesões musculares

Aqueles com maior risco de lesões, devido a uma condição que enfraquece os ossos ou causa perda de equilíbrio, podem precisar tomar precauções adicionais.

  • Use sapatos confortáveis ​​de salto baixo com boa tração para evitar tropeçar ou escorregar
  • Use luzes noturnas para evitar tropeçar em objetos no escuro
  • Adicione pequenas rampas às entradas e áreas com piso elevado

Converse com seu médico sobre outras maneiras de ajustar seu estilo de vida para evitar lesões ou como tornar sua casa mais segura para um ente querido.

Encontre um especialista em ortopedia perto de você

Lesões ortopédicas podem acontecer a qualquer pessoa, e muitas vezes acontecem quando você menos espera.

Felizmente, A Elos Núcleo de Sáude está totalmente equipado para tratar uma variedade de lesões complexas. Nossa equipe de cirurgiões ortopédicos credenciados acompanha os pacientes em todos os estágios de recuperação para garantir que recebam os cuidados necessários para voltar às atividades que amam.

Isenção de responsabilidade: este blog não substitui o conselho médico de um médico licenciado. Se você acredita que está passando por uma emergência médica, ligue para (31) 2555-1510..

Agende Sua Consulta.